sábado, 8 de janeiro de 2011

Mushishi ou Mushi-shi (em japonês: 蟲師, Mushishi ou Mushi-shi)

Mushishi ou Mushi-shi (em japonês: 蟲師) é uma série de mangá criada por Yuki Urushibara e serializada na revista Afternoon.
Recebeu uma adaptação para anime pelo estúdio Artland. Dos 26 episódios produzidos, apenas 21 foram exibidos pela TV Fuji, enquanto o restante foi lançado nas compilações em DVD da série.
Mushishi também recebeu uma adaptação para filme live-action em 2007, com direção de Katsuhiro Otomo e estrelado por Joe Odagiri.
A história apresenta criaturas onipresentes chamadas Mushi (em japonês: ナナ lit. Inseto) que freqüentemente apresentam poderes sobrenaturais. Os mushis são descritos como seres em contato com a essência da vida na sua forma mais básica e pura. Devido à sua natureza efêmera, a maioria dos seres humanos são incapazes de perceber os mushis e são alheios à sua existência, mas há alguns que possuem a capacidade de ver e interagir com tais seres. Uma dessas pessoas é Ginko (ギンコ?), o personagem principal da série. Ele emprega-se como um "Mushishi" (termo dado a pessoas que possuem a habilidade de enxergar Mushis) viajando de um lugar para outro a pesquisar mushis e ajudar pessoas que sofrem de problemas causados por eles. A série é uma antologia de episódios em que os únicos elementos em comum entre os episódios são Ginko e os vários tipos de Mushi. Não há excesso de arqueamento trama.
Devido à natureza episódica da série, há muito poucos personagens recorrentes, bem como a lista de atores de voz é bastante morosa. Ginko é dublado por Yuto Nakano.
Ginko é incomum de cabelos brancos e cor dos olhos verdes é o resultado de um incidente que ocorreu quando ele era criança. Nenhuma explicação é fornecida no contexto da história a respeito de porque suas roupas mais modernas não parecem corresponder ao período de tempo refletido por todos os outros personagens, embora o autor explicou que é um artefato de design de personagens do cenário inicialmente previsto nos tempos modernos. Ginko é um tipo raro de pessoa que atrai mushis. Esta inspira seu estilo de vida itinerante. se permanecer em um lugar por muito tempo vai reunir uma quantidade potencialmente perigosa de mushis. Ele também fuma constantemente, a fim de manter mushis a distância. Em termos de personalidade, Ginko é bastante descontraído. No entanto, ele pode ser muito serio quando se trata de proteger as pessoas de mushis. Ele também salienta que muitas vezes os Mushis não são maus, mas apenas tentando sobreviver como todo mundo.
Os únicos dois outros personagens que repetem as aparências são Adashino, que aparece nos episódios 5, 10, e brevemente em 18, e Nui, que só aparece no episódio 12, mas cuja voz pode ser ouvida narrar algumas das linhas de abertura e fechamento característica de cada episódio respectivamente.
No Brasil, o termo Mushishi foi descartado e subtituido para "Mestre dos Mushis", que causou bastante confusão pois este também é o nome da série.